Apenas uma garota perdida tentando encontrar seu lugar nesse planeta que se chama Terra mas que é tão coberto de gelo.

domingo, 10 de janeiro de 2010

#3 Do you speak Spanish?

O que todos esperavam que iria acontecer ocorreu em meu terceiro dia em Vancouver: me perdi. Mesmo contra - novamente - os conselhos do meu pai - até parece que ele é advinho - inventei de ir até Downtown para ver o caminho que farei amanhã até a escola. No começo foi trânquilo: bus 246, seabus, downtown, andei um pouco e logo achei a Ilac. Fiquei alguns minutos admirando as luzes do centro da cidade: lembrou um pouco Nova Yorque, pelo que eu vejo na televisão. Já estava escuro - aqui escurece às 4 da tarde - e então resolvi voltar. Enquanto esperava o seabus, observei três pessoas sentadas ao lado de materiais de ski. Eram dois suíços e uma menina não sei de onde. Uma outra menina falava ao celular um tanto distante dessa cena. Eles estavam conversando sobre ski em geral. Depois a menima foi falar com outro homem, puxar conversa, e depois se despediu dos dois. Acho que eles tinham acabado de se conhecer, porque ao sentar no seabus os dois começaram a falar em como ela tinha sido estranha puxando assunto desse jeito e depois simplesmente indo embora - obs: o inglês deles era terrível. E então chegou a suíça que antes estava falando no celular: alta, bonita, cabelos castanhos, com aquela cara de esnobe que diz "sou melhor que você, porque sou mais bonita e alta que você". Entenda que isso é um pré-julgamento, lógico, mas necessário e baseado em evidências. Assim que ela chegou começou a dizer que pelo visto a menina não tinha gostado dela porque nem tinha dirigido a palavra à ela, e o outro respondeu "of course, you're not a boy" (entederam o sentido dessa frase?). Ou pelo menos foi essa conotoção a qual eu cheguei dessa situação, o que me deixou muito embaraçada. Afinal, o que adianta você viajar para um lugar tão longe e não fazer esses amigos temporários sem regras ou compromissos? Porque é bom ter amigos verdadeiros, mas isso existe certo compromisso, determinadas regras de conduta, como por exemplo não faltar aniversários. Mas os passageiros sempre serão temporários, apenas uma lembrança boa como a sensação do gelo que dissolve na mão. Sempre achei que as pessoas - a maior parte - tinha medo de compromisso por causa do medo da decepção. Amigos momentâneos dificilmente vão te decepcionar, porque simplesmente não vão ter Tempo. Já ouviu o ditado que todas as pessoas são legais nos primeiros 3 minutos? Eu acreditava nisso fielmente até degostar desses três no segundo minuto. Depois de descer do seabus, peguei novamente o bus 246, o mesmo de ontem, só que pelo visto perdi a parada por falta de atenção, porque quando me dei por si estava na parada final em West Vancouver - minha casa é em North Vancouver. O motorista disse para eu ir até a bus stop mais próxima. Todos os motoristas de ônibus aqui são iguais: loiros, altos, olhos azuis. Às vezes até acho que é o mesmo cara. Corri até a parada de ônibus e perguntei se alguém sabia como chegar até a 26th, mas ninguém sabia ao certo. Então ia quase entrando em um ônibus quando uma filipina disse "wait, this is not your right bus!" Ela ia para a 30th, nós deveríamos pegar o mesmo ônibus para o seabus (longsdale) e depois pegaríamos ônibus separados. Ela me explicou várias coisas e era bem legal, falava bem e tinha 29 anos, embora parecesse ter no máximo 20. Pena que achava que os brasileiros falavam espanhol. Tenho esclarecido esse fato arduamente aqui, umas cinco pessoas achavam que eu falava espanhol.  Tinha minhas resalvas em relação aos asiáticos, - achava-os meio frios -  mas para falar a verdade eles são extremament gentis e prestativos. Ela me ajudou a entrar no ônibus correto e falou para o motorista - sempre aquele mesmo biotipo - me ajudar. Ele perguntou se eu falava espanhol.. ou português. Sentei e depois tive que levantar para uma mulher, que usava um aparelho estranho de locomoção, poder se posicionar. Fiquei em pé e quase cai. O õnibus estava lotado. Estava do lado de um garoto, bem bonito na verdade, alto, com jeito de inglês, e sotaque levemente britânico - charmosíssimo - quando o homem sentado a nossa frente saiu e desceu do bus. Os amigos do garoto disseram "take it, take it, take it". E ele "no, I won't" E então ele me olhou e com aquele sotaque britânico do Hugh disse "you can take it". Oh-my-god como diria a Janice do Friends. Eu sentei e ele sorriu com aquele jeito meio embaraçado - de fato me lembrou o Cedric Diggory (antes dessa onda Crepúsculo e tal). Então um lugar perto ao meu descocupou e meio que ele sentou na minha frente. `Às vezes ele só ria e eu ria de volta. Ou então, ele torcia o lábio, naquele jeito meio torto e eu achava engraçado. Perguntei se ele morava aqui, ele disse que sim, ele perguntou onde eu estava e eu respondi. E aí foi até chegar o momento fatal: perguntou se eu fazia high school. "No, I'm twenty" e então ele disse com aquele sorrisinho embaraçado "I'm seventeen". É é, podem me zuar, mas ele não tinha cara de high school e era uma graça! Expliquei como tinha me perdido. De repente, a gravação do bus falou "27th", daí eu fiquei confusa, ja tinha passado a 26th? perguntei para o garoto e ele disse que eu tinha que descer e andar um bloco. "Oh, I'm going to be lost again" Quando levantei, ele deu o sorriso torto, levantando os olhos, e falou "good luck". E lá fui eu para a escuridão. Sim, não conseguia achar minha rua. Parei um carro no sinal e perguntei, mas o sinal abriu e puf o carro se foi. Então encontrei uma mulher passeando com uma cadela -creio que a raça do Pingo, dog do Danillo. Pedi ajuda. E acreditem, ela teve a bondade de vir comigo até a minha casa, que era bem longe da dela. No caminho, fomos conversando, ela achava a cadela meio burra ("she is not very smart") - eu ri. Ela gostava de brasileiros, parece-me que a mãe dela era host de estudantes também. Ela foi fantástica. Canadenses são extremamente gentis, realmente, nice people. E enfim, eu cheguei em casa. Sempre vou me lembrar de cada pessoa que me ajudou aqui com muito carinho. E é isso que me faz gostar tanto dessas amizades momentâneas. Não ter a obrigação de abrir ou forçar uma conversa no MSN, não ter obrigações sociais, não ter que ficar ligando e principalmente não ter lembranças ruins. Porque, acreditem, às vezes algumas lembranças ruins mancham todas as boas com as lágrimas de sangue que fizeram ser derramadas. Como tinta em um tecido branco bordado. E então, não há nada a fazer a não ser lamentar pelo infortúnio dessa discrepância (do destino! -loshermanos) que é a vida. Conversar com alguém em uma estação, tomar café com um desconhecido, saber um pouco da história de vida de um estranho não faz mal, apenas nos ajuda a progredir e nos reconhecer - só tomem cuidado com os suíços! (risos) Brincadeiras a parte, acho que enquanto o ser humano não aprender que o próximo não é apenas a família ou o vizinho o mundo não irá progredir e a humanidade não avançará. Porque basta ser feliz com um pequeno gesto, seja uma informação, uma caminhada, uma conversa ou apenas um sorriso singelo. Quando nos vemos nos outros, aí sim os outros somos nós mesmos. Isso que é o Amor Universal. Talvez, não sei de nada (momento sócrates). Just learning. Sabe, toda essa experiência no Canadá está me ajudando a refletir muito sobre o que as pessoas chamam de "experiências negativas". Essa palavra assusta muito, de fato. Eu descobri com minhas decepções pessoais que o mundo pode desabar, mas o mais importante é como você encara os fatos. A maneira como você lida com os obstáculos é o que importa de verdade. Eu aprendo muito com minhas experiências não positivas e até acho que elas são bem importantes. Aquela metáfora de pegar as pedras que te jogam e construir um castelo. Mas, por favor, tomem cuidado com as avalanches!


saudades IMENSAS do Brasil
sabe, o Canadá é bonito, mas EU AMO MEU PAÍS!
Beijosnãomeliguemestousemtelefonecelular.

4 comentários:

  1. Pelo visto, sou eu que vou ter que comentar aqui, é... todo mundo sabia que você iria se perder ahuahauahua. É importante fazer amizades momentâneas, mas também é importante cultivar as que você já tem também...Mas é legal ver o povo canadense são bem receptivos.

    ResponderExcluir
  2. "como por exemplo não faltar aniversários"

    rapaz, se essa regras fosse verdade eu não tinha amigos.

    =p

    Enfim, pelo jeito até que se perder não foi tão ruim, né papa-anjo? Mas cuidado pra não ser presa com esse jailbait hein?

    ResponderExcluir
  3. E apropósito... quanto aos Suiços, Brasileiros falam muito pior ahahauahua

    ResponderExcluir
  4. Fica chavecando, acaba se perdendo, "né papa-anjo?"²

    AUhauhUHAUhaUhAUhauaUH

    ResponderExcluir