Apenas uma garota perdida tentando encontrar seu lugar nesse planeta que se chama Terra mas que é tão coberto de gelo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

#18 Open your mind

Desde que cheguei aqui, eu tenho reclamado do quão pouco as pessoas sabem sobre o Brasil: como o fato de eles acharam que eu falo espanhol ou pensarem que a capital do país é o Rio de Janeiro. Mas só agora eu me dei conta de que eu também sei muito pouco sobre a minha cultura e a cultura dos outros. Quer dizer, eu não sabia direito onde ficava o Cazaquistão, onde um colega de classe mora. Fica perto da Rússia, aliás. E é bem diferente do que mostram em Borat, mas isso eu já sabia e sempre achei esse filme ridículo. Muitas pessoas valorizam mais a cultura do exterior, porém, o Brasil é tão rico. Todo país tem seus defeitos. As ruas de Vancouver são cheias de chiclete no chão e tem uns becos muitos feios. E é nesse a hora que entra o conceito de espelho parcial: nós devemos manter nossa nacionalidade sem impor muros imensos ás outras pessoas. Quer dizer, devemos nos enxergar no próximo sem perdemos nossa identidade, como quando nos olhamos em uma superfície parcialmente espelhada. Conversando com meu amigo Ozkar, consigo desbancar alguns antigos mitos sobre a Turquia: algumas mulheres usam véus se quiserem, e o homem só pode ter segunda esposa se a primeira autorizar. Muito diferente do que nós pensamos e afirmamos com toda a prepotência de quem acha que sabe demais. Em compensação, fui perguntar à uma menina de véu se ela gostava de usá-lo, e ela não soube me responder, como se ninguém na vida lhe tivesse perguntado a opinião. É claro que não pude deixar de perguntar ao Ozkar o que ele achava da entrada da Turquia na União Européia: ele é contra, porque acha que vai ser ruim para a economia, devido a experiência dos países do continente europeu que entraram recentemente. É tudo muito diferente nos vários lugares do mundo. Algumas diferenças são difíceis de respeitar, mas nós aprendemos com o passar dos dias e com uma pitada de tolerância. Acho que o maior problema do mundo é mesmo a falta de respeito. Ou talvez, seja a falta de Amor. Vocês já perceberam que tudo se resume ao amor? Se tu amas o próximo, não matas, não cobiças, não trais...

Abra sua mente para poder respeitar as diferenças.
E amar o próximo.
Mesmo que ele não esteja tão próximo assim.

ps: a pizza hut daqui é horrível, e eles não sabem o que é catupiry

4 comentários:

  1. já pensou em fazer um livro, "Diário de Bordo : Vancouver!" o nome é tosco, mas o que vale é a idéia ^^

    ResponderExcluir
  2. Você podia acatar a idéia do Felipe. xD

    ResponderExcluir
  3. Tiops, nessas horas que eu percebo o quanto eu sou nerd.

    Já sabia que boa parte dos "Istão" (tirando o Paquistão) eram parte da Rússia antes do fim da República Soviética, ou que a Turquia é um dos países mulçumanos menos radicais e que o homem só se casa com autorização da primeira e se puder dar IGUAL atenção as duas.

    E fiquei curioso sobre a "classe social" do Sr. Ozkar, pois sua posição contra a UE parece a de alguém mais rico.

    ResponderExcluir