Apenas uma garota perdida tentando encontrar seu lugar nesse planeta que se chama Terra mas que é tão coberto de gelo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Preparativos



Tudo começou com uma decepção, daquelas que faz ruir toda a estrutura do seu ser e devora seus castelos de areia formados pelas convicções de toda uma vida. Não sabia o que fazer, nem a quem recorrer, ou para onde ir. Estava perdida no meio de um turbilhão de pensamentos que invadiam minha mente e me diziam que não existem verdades universais. Foi quando surgiu a oportunidade de uma viagem. Era um plano antigo, viajar para um lugar bem longe, onde eu não conhecesse ninguém. E vou confidenciar que ocorreu o mesmo que quando eu escolho um livro: não sou eu que escolho o livro, o livro é que me escolhe. Dessa forma, não fui eu que escolhi o Canadá, o Canadá me escolheu. Uma porta aberta em uma parede sem graça e completamente em branco. Nunca prestei muita atenção no Canadá, e se fosse realmente escolher talvez tivesse preferido a Europa. Mas sinceramente não acho que vale a pena passar apenas um mês no velho continente, e por isso, planejo ir em uma outra época ficar por pelo menos seis meses. Mas essa é outra história. O que interessa aqui é que meus pais perguntaram se eu não queria passar um mês no Canadá e eu não precisei nem pensar duas vezes. Eles recomendaram o Canadá porque vez ou outra alguém diz que lá eles aceitam bem os imigrantes/intercambistas. E então, eu fui até a agência de intercâmbio e fechei o pacote. Gosto muito mais de Francês, mas vou ficar na parte inglesa. E isso remete ao meu segundo motivo: o Instituto Rio Branco. O exame para se tornar diplomata. O Brasil é um dos poucos países do mundo que elabora um concurso público para selecionar seu corpo diplomático e eu o farei quando me formar na universidade. Preciso ser fluente em duas linguas além do português e preciso aprimorar meu Inglês antes de me formar em Francês. Nunca fui muito boa em Inglês. Eu entendo bem e até consigo escrever, mas falar... Uma viagem pode parecer uma simples trivialidade para algumas pessoas, mas está além de aprender uma lingua e entrar em contato com uma nova cultura. Eu fui dependente a minha vida inteira das pessoas: amigos, ex-namorados, família, colegas, duplas em provas... E pela primeira vez nisso tudo, quero ficar sozinha comigo mesma. É triste admitir, mas estou farta das pessoas. Dos erros delas e dos meus. E eu gosto muito do frio. E quero conhecer a neve. E tenho certeza que vou me perder várias vezes. Meus pais e amigos também têm certeza disso.
Mas isso não me importa muito,
porque afinal para se encontrar é preciso se perder.

5 comentários:

  1. Feliz de ser o primeiro "comentarista". Fico triste que tenha se decepcionado, e feliz que tenha uma visão tão parecida com a minha a respeito de decepções e aprendizado. Não que eu ache que viagem seja o único caminho. E também acho que essa frase "pra se encontrar é preciso se perder" é muito mais ampla do que a visão espacial à que remete. Mas concordo com as dificuldades que podemos colocar propositalmente na nossa vida, dificuldades práticas. Como uma viagem pode ser. Concordo que essas dificuldades podem nos ensinar muito a respeito de como lidar com dificuldades abstratas. Relações, sentimentos, auto-conhecimento, solidão, maturidade, responsabilidade... coisas sobre as quais todo mundo sabe um pouco e ninguém sabe tudo. Tenho certeza que você vai aprender mais.

    Boa sorte.
    Um abraço carinhoso.
    M.

    ResponderExcluir
  2. Fico triste que vc esteja cansada das pessoas, pois isso me inclui, mas feliz por vc estar sacudindo isso e buscando uma saída para você mesma...
    Espero que vc encontre o que esteja buscando lá no Canadá e que a viagem seja muito, mas muito boa mesmo!!
    Precisando de qualquer coisa, cá estarei sempre!

    Boa viagem, boa sorte e boa curtição!
    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra muito aquele filme "Na Natureza Selvagem", o cara se cansou daquele sistema, das pessoas que o cercavam e sai por aí.
    Desejo tudo de bom pra você nessa viagem, mas isso você já sabe, sempre desejo o melhor pra você. =D

    ResponderExcluir
  4. Aproveite bem esta sua estada no Canadá. Uma viagem sempre nos acrescenta algum ensinamento.
    Desejo tudo de bom nessa sua nova experiência longe da família e dos amigos.
    E faça muitas fotos para contar um pouco dessa sua trajetória pelas terras geladas do Canada.
    Beijos
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. É estranho ler esse post depois de ler os outros, porque você já cumpriu boa parte das previsões.

    ResponderExcluir